BREVE HISTÓRIA DO TEATRO
Tal como o conhecemos hoje, o Teatro nasceu na Grécia Antiga, intimamente ligado aos festivais religiosos em honra do deus Dioniso (deus da Alegria). De início havia só dois grandes géneros teatrais, dos quais já deves ter ouvido falar: a tragédia (que tratava de assuntos sérios) e a comédia (que tratava de assuntos cómicos). De facto, as representações teatrais assumiram uma importância tal no seio da civilização grega que se fizeram imponentes anfiteatros, edificados exclusivamente para esse fim.
Quando a Grécia foi conquistada por Roma, os invasores apreciaram muito as representações teatrais gregas. Daí se explica que tenham importado esta forma de fazer teatro para o seu próprio território. Mas não o decalcaram integralmente: adaptaram-no à sua realidade.
À semelhança dos gregos, também os romanos construíram enormes e imponentes teatros para albergar as representações teatrais. A mais célebre destas construções foi, sem dúvida, o Coliseu.
Fonte(http://linguaportuguesa8ano.blogspot.pt/2009/04/breve-historia-do-teatro.html#!/tcmbck)
- Algum vocabulário do Teatro
ATO - Divisão de uma peça teatral determinada pela mudança de espaço (cenário)
ADEREÇO – objeto móvel que ajuda a caracterizar uma personagem ou um espaço.
APARTE - Palavras ditas por uma personagem (destinadas a serem ouvidas só pelos espectadores), partindo do princípio que as outras personagens com quem contracena não as ouvem no momento.
CENA - Divisão de um ato, marcada pela entrada ou saída de uma personagem.
CENÁRIO - conjunto de elementos visuais que compõem o espaço onde se apresenta um espetáculo teatral.
CENÓGRAFO – pessoa que imagina, concebe e executa o cenário de uma peça de teatro.
DIDASCÁLIA - texto secundário constituído pelas informações fornecidas pelo dramaturgo (autor) sobre, por exemplo, o tempo e o lugar da ação (cenário), o vestuário, os gestos das personagens, etc. também é chamado de indicações cénicas.
DRAMATURGO – autor de textos dramáticos.
ENCENADOR – aquele que idealiza o espetáculo teatral, dirigindo os atores nos seus papéis, “conduzindo-os” nos ensaios, transmitindo o que pretende a outros intervenientes no processo (cenógrafo, figurinista, luminotécnico, sonoplasta, etc), levando à cena um texto ou a adaptação de um original.
FIGURINISTA - técnico de teatro que se ocupa dos figurinos (guarda-roupa, maquilhagens, etc.)
GUARDA-ROUPA - conjunto das roupas e dos trajes utilizados numa peça de teatro.
PONTO – pessoa que lê o texto das falas em voz baixa aos atores, caso eles se esqueçam delas. Normalmente está por baixo do palco, ou por detrás, escondido do público.
SONOPLASTA – pessoa responsável por todos os efeitos sonoros durante uma peça.
- Para saberes mais sobre o Teatro
(Clica na imagem para abrir o site original)
O TEXTO DRAMÁTICO:
O texto dramático é escrito para ser representado. Normalmente não tem narrador.
É composto por dois tipos de texto:
PERSONAGENS
- protagonista ou personagem principal
- personagens secundárias
- figurantes
Sem comentários:
Enviar um comentário