O que nós lemos...

Neste espaço vamos registar as nossas "críticas" e comentários aos livros que lemos para o nosso Projeto Pessoal de Leitura.



Duarte - Os ciganos

Eu recomendo este livro os Ciganos , porque é escrito por Sophia de Mello Breyner Andresen e Pedro Sousa Tavares , autores nossos conhecidos.
Neste livro apresenta-se um rapaz que vive numa casa que não lhe parece ser sua, onde há muitas regras e muitas rotinas.
É uma história que demonstra os valores, o respeito pelo próximo e as diferenças sociais . 



João Duarte - A Viúva e o papagaio 

Gostei muito de ler este livro , porque conta uma história  interessante, dinâmica e recheada de inúmeras peripécias imprevisíveis, que conferem à história um final totalmente inesperado e que nos faz acreditar que o bem, no final, acaba sempre por vencer. Um livro que recomendo a todos os que gostarem de ler histórias que enaltecem os valores morais,mas que apesar disso consegue entusiasmar pela imprevisibilidade do seu desfecho. 


Samuel - Os Piratas

Escolhi este livro porque é uma peça de teatro e nunca tinha lido nenhuma. Gostei de ler as indicações cénicas que o autor nos dá, podemos imaginar o que acontece com mais pormenores.

Trata-se da história de um menino chamado Manuel que entra num navio de piratas e a quem acontecem várias aventuras. Gostei do facto de haver muito mistério, porque dava vontade de continuar a ler . Mas fiquei desiludido com o final, pois estava à espera de um acontecimento mais surpreendente.


Lia - O Dragão

Este texto é muito bonito e interessante. Aconselho a sua leitura a todos, pois demonstra forma como a menina trata os animais e o amor que ela sente por eles. 

Maria - A viúva e o papagaio


Eu gostei desse livro porque me permitiu conhecer novas coisas.
E cada página era uma nova descoberta .

Samuel - O Dragão





Tiago - Diário de um Banana "Caindo na estucada"

Lê-lo foi magnífico, pois à medida que o vamos folheando parece que estamos a viver dentro da história, pois a escrita é super criativa e elucidativa. O livro relata-nos momentos de imenso humor e divertimento, pois esta coleção do "diário de um banana" é super exótica, pela maneira como está escrita, porque é muito recreativa e agradável de ler. As ilustrações estão muito bem conseguidas e parabéns aos ilustradores pelos seus dotes magníficos de desenho.
Resumidamente: venerei este livro!

Francisco - A bicicleta que tinha bigodes


Esta história faz-nos pensar no valor que uma criança africana pobre dá, a coisas tão simples, para nós, como uma bicicleta.
Esta história fala de um menino que quer ganhar uma bicicleta muito bonita e colorida, que a Rádio Nacional Angolana está a dar a quem fizer a melhor história.

Será que vai ter imaginação suficiente para conseguir criar uma excelente história?


João Carlos - Peter Pan

Eu recomendaria este livro a um amigo porque mostra que não devemos ter medo de nada. Também mostra que na Terra do Nunca nunca se cresce e é isso que algumas crianças querem ser. Espero que algumas crianças venham a ler este livro maravilhoso!


Tomás - Nweti e o Mar de Eduardo Agualusa
Eu gostei do livro porque está bem escrito e tem as imagens adequadas ao texto e, também, porque fala de uma coisa que eu gosto : o mar!.
O livro fala-nos de uma menina que tinha muitos sonhos sobre o mar que, no final, acabaram por se concretizar. 


João Carlos -  Contos e Lendas de Portugal e do Mundo

Eu recomendo a leitura deste livro porque são histórias curtas, fáceis de ler e de perceber. Estas 18 histórias ensinam coisas como o valor da amizade (Os dois amigos), ou explicam, por exemplo, a origem do nome de determinado sítio (De pé de moura a moura morta). Noutras fazem com que os animais ajam como pessoas (O cágado e a raposa). 
Eu gostei muito de ler este livro.

Tiago - Obélix entre os Belgas
Adorei ler este livro, pois apesar de os livros do Astérix estarem presentes em, praticamente, toda a minha infância os livros de banda desenhada são também os meus preferidos. Com a história deste livro podemos refletir que ninguém é melhor do que ninguém, pois cada elemento da sociedade tem um papel muito importante naquilo que desempenha, independentemente da opinião dos outros. 

Micaela - Fábula-o cão o galo e a raposa.

Eu gostei muito desta fábula, porque nos fez refletir sobre a nossa amizade uns com os outros e a interajuda, devemos ter um comportamento correto, ajudar quem nos ajudou a nós, retribuindo o favor!



Sara - O Dragão

Eu adorei este livro, pois é muito interessante, divertido, emocionante, engraçado e aprendemos que não podemos prender os animais, pois eles são seres vivos como nós. Devemos, por isso, libertar os animais e protegê-los.

Raquel - Avózinha Gansgter

Com este livro pude refletir sobre a importância da minha avó e gostaria que alguns colegas lessem, para também refletirem.
As pessoas velhinhas podem não correr, cheirar mal e comer só coisas de couve (esta é a avó do Ben) e que nos podem esconder um grande segredo.

Micaela - A viúva e o papagaio

Não devemos ser gananciosos,devemos ser amigos sem interesse e ser uma boa pessoa para recebermos a nossa recompensa.

João Duarte - Fábulas de Esopo

Eu gostei muito deste livro, porque todas as fábulas tinham o objetivo de nos ensinarem valores e para isso socorreram-se de várias histórias  engraçadas, de fácil aprendizagem e de leitura agradável. Este conjunto de fábulas realçam a importância dos valores e do quanto é importante respeitarmos os outros para sermos felizes e fazermos os outros felizes, sabendo aceitar as diferenças nos outros para que os outros também nos aceitem conforme somos. Os valores como a amizade, a lealdade e a honestidade têm de estar sempre presentes.

Francisco - Uma Aventura na Quinta das Lágrimas

É uma história muito interessante, que nos transporta para um mundo em que a realidade histórica se mistura com a imaginação e a criatividade das autoras.
É um livro que nos fala do amor proibido entre Inês de Castro e D. Pedro e nos cativa a ler até ao fim.
É um livro que nos relata a bela aventura dos amigos : Chico, Pedro, Teresa, Luísa e Sátia, uma amiga que irão tentar ajudar. Será que vão conseguir enfrentar tudo o que lhes vem na frente para a salvar?

Mara - A Viúva e o Papagaio

Na minha opinião, o livro "A viúva e o papagaio" é um lindo conto que nos lembra da importância e do valor dos animais. É uma história muito interessante, com ilustrações muito apelativas e tem um tema diferente, mas divertido. Gostei  muito de ler esta história e recomendo-a a qualquer criança. 

Lia - O Príncipe Nabo

Eu gostei muito de ler este livro, porque demonstra que não devemos ser egoístas com os nossos colegas. Também não devemos julgar ninguém pela sua aparência.
Aconselho este livro a todos. 

Tomás - O Príncipe e o Pobre

Na minha opinião, este livro é interessante para todas as idades, porque está escrito de uma forma simples. Nele, o autor Mark Twain, conta-nos uma história muito divertida e emocionante. Apesar de ser um livro longo, a cada página surge um acontecimento que nos prende a atenção.
Recomendo este livro a pessoas que gostam de aventura!!!

Francisco - O Limpa - palavras e outros poemas

No limpa -palavras, cada palavra é aquilo que diz ser. Nos outros poemas, o sentido aponta para cada título e o seu significado. 
Esta obra faz-nos refletir sobre as coisas do dia-a-dia, que parecem não dizer nada, mas afinal dizem muito. Basta observar e pensar...

Samuel - Uma aventura nas férias de Natal

Depois de gostar de ler uma aventura na Serra da Estrela, decidi conhecer outra história dos cinco amigos aventureiros. Este livro conta como o João, o Chico, o Pedro e as gémeas Luísa e Teresa vão atrás de um tesouro a partir de um mapa encontrado dentro de um velho colchão. Após várias investigações , descobrem que existe outra metade do mapa e que está na posse de dois homens mal intencionados.
Não vou contar o final da história para não estragar a leitura de quem quiser ler, apenas vou dizer que gostei do livro, porque as personagens principais são crianças a quem acontecem muitas aventuras. 
Durante a história, existem várias reviravoltas que dão vontade de ler o próximo capítulo.
Este livro mostrou-me a importância da coragem para resolver problemas.
Apesar de tudo o que lhes acontece, os jovens da história nunca desistem. 

Duarte - O Príncipe Nabo

Resumo da história: Existia uma Princesa com o nome Beatriz que cresceu rodeada de luxos, o que a tornou uma mulher arrogante, sendo incapaz de amar alguém.
-Não devemos julgar os outros pela aparência.
-Não podemos ter tudo o que queremos. 
-Importância dos valores e das nossas relações.

João Carlos - O clube das chaves agarra o fantasma

Este livro conta uma emocionante aventura. O Pedro, a Anica, a Guida e o Frederico tinham um clube chamado O.R.D.E.M., onde desvendavam muitos enigmas e, desta vez, havia um fantasma para descobrir. 
No final descobrem que o fantasma era o Vasco, irmão da Guida, que também queria fazer parte do clube. 
É um livro que vale a pena ler!

João Duarte - O Príncipe Nabo

O livro retrata a história de uma princesa, de nome Beatriz, que era muito mimada e petulante. A princesa humilhava todos os seus pretendentes.
O pai, o rei, para a castigar decidiu entregá-la ao primeiro que passasse no reino, fosse príncipe, músico ou pobre.
Pouco tempo depois, passou no reino um músico que cantava de corte em corte, de nome António. O rei, cumpre então com o prometido e entrega a mão da sua filha, apesar da revolta e protestos da princesa.
Ela passou a ter uma vida de trabalho e de privações, mas o que ela não sabia era que António, o músico, era o príncipe Austero disfarçado.
No final, como em todas as histórias, tudo se resolveu e viveram felizes para sempre.
Posso concluir, como moral da história do príncipe Nabo, que devemos respeitar sempre os outros, devemos trabalhar e ser humildes, pois assim a vida nos recompensará de tais escolhas.

Raquel - Flor de Mel

Gostei muito de ler este livro, penso que tem uma moral extraordinária e aconselho todos os meus colegas a lerem este livro, porque nele podemos reconhecer o valor de uma mãe e a importância de a termos. 

Sara - Ciganos

Eu gostei muito da obra, pois mostra-nos que os ciganos são uma comunidade muito diferente da nossa, mas não é por isso que os devemos desprezar e julgar, pois eles são humanos como nós e, então, devem ter os mesmos direitos e deveres. 

Sara - A Menina dos Fósforos


Eu adorei esta história, apesar de no princípio ser triste. No final ela reencontra-se com a sua avó e, assim realiza o seu sonho. 







2 comentários:

Anónimo disse...

Micaela-Fábula-o cão o galo e a raposa.

Eu gostei muito desta fábula, porque nos fez refletir sobre a nossa amizade uns com os outros e a inter ajuda, devemos ter um comportamento correto, ajudar quem nos ajudou a nós, retribuindo o favor!

Anónimo disse...

Micaela- A viúva e o papagaio

Não devemos ser ganânciosos,devemos ser amigos sem interesse e ser uma boa pessoa para recebermos a nossa recompensa.