quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Verão de S. Martinho ... lenda ou fenómeno meteorológico?






Reza a lenda que, algures em novembro, o soldado Martinho percorria os Alpes num dia de chuva e frio. Ao passar por um mendigo, cortou a sua capa ao meio para poder agasalhá-lo. Martinho prosseguiu viagem, molhado e com frio, e como recompensa pela sua boa ação logo as nuvens desapareceram e surgiu um sol radioso. Nasce assim o verão de São Martinho.
A lenda é contada na escola e em casa, e é uma das mais antigas tradições portuguesas. Durante alguns dias de novembro as temperaturas sobem, o sol surge entre as nuvens e esquece-se por momentos que o inverno está a chegar. Mas existe uma explicação científica para o fenómeno.
O tempo atmosférico depende de vários fatores, sendo dois deles o movimento das massas de ar e os sistemas de altas (anticiclones) e baixas (depressões) pressões atmosféricas. Estas faixas de pressão movimentam-se consoante a posição aparente do Sol, o que significa que sobem e descem em latitude durante o ano. 
As principais movimentações ocorrem durante as estações de transição - o outono e a primavera. Nestes estações, a atmosfera da Terra está à procura de um equilíbrio entre a energia que recebe (superior no verão) e aquela que perde (superior durante o inverno). O Verão de São Martinho é uma consequência deste equilíbrio.
No caso do outono no hemisfério norte, testemunhamos a descida de depressões que trazem consigo massas de ar frias, nuvens e vento. É a época das chuvas e que, mais tarde, vai influenciar o inverno. Durante o outono, várias partes da Europa começam a estar sobre a influência destas depressões, incluindo Portugal.
No entanto, quando a depressão atinge a sua "posição de inverno", ainda existem massas de ar quente a chegar ao continente. O responsável é o anticiclone dos Açores, que movimenta massas de ar quente vindas do Norte de África e Mediterrâneo, e com elas o céu limpo e a ausência de vento. Com o avançar do inverno, este anticiclone vai alterar a sua posição, criando outro tipo de influência.
Durante estes dias de outono, ainda recebemos bom tempo vindo do anticiclone dos Açores. É por isso que as temperaturas aumentam para níveis pouco comuns no inverno, como as que testemunhámos durante os últimos dias. 
E não é só em Portugal: em França e Espanha o São Martinho também é o patrono deste tempo. Noutras localidades, como Inglaterra e Estados Unidos, chama-se Indian Summer  existem relatos de também acontecer em algumas zonas do hemisfério sul, no seu outono

Revista "Quero Saber" 

Sem comentários: