sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Escrevemos notícias ... sorteadas!!

Temos andado a aprender a escrever notícias... 
sem nunca esquecer as perguntas do LEAD 

  • quem? 
  • o quê? 
  • quando? 
  • onde? nem deixar de explicar o 
  • como? e o 
  • porquê? de algum acontecimento...

Para provar que conseguimos escrever QUALQUER NOTÍCIA fomos desafiados a escrever notícias com o LEAD sorteado... ou seja... tivemos de escolher 4 números, de 4 colunas diferentes (um número de cada coluna!) que respondiam às perguntas: 
Quem? O quê? Quando? e Onde?

Depois, só tínhamos de imaginar um acontecimento e ... escrever com base nos aspetos que nos "calharam" no sorteio! Não foi fácil, mas resultaram notícias engraçadas!!
Ora leiam...






Afonso 6º A

Na passada terça- feira dia 24 de março de 2015, os professores de Português da EIDH, colocaram cartazes gigantes de papel nas margens do rio Mondego, para se manifestarem contra o elevado preço das gomas.
       De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, os professores já andavam com esta ideia há algum tempo, mas estavam à espera que acabasse a estação das chuvas. O presidente acrescenta que os docentes estavam muito zangados, pois foram com os seus alunos numa a visita de estudo a Coimbra e as gomas eram demasiado caras e os alunos não as puderam comprar.
                                   
Diana Andrusyshyn - 6º A       
      As formigas voadoras

        Ontem depois do amanhecer, vários professores de Português da EIDH, juntamente com um professor de Entomologia da Universidade de Oxford, exploravam uma mina de diamantes abandonada. De repente, ouviram um zumbido de insetos voadores, que acabaram por os atacar. De acordo com o Entomologista tratava-se de formigas voadoras.
     As formigas voadoras viviam naquela mina de diamantes há muito tempo, pelo que ninguém se aproximava deste local. Esta espécie de formigas é conhecida por serem superprotetoras e por isso atacam. Deste encontro resultou um professor ferido, mas sem gravidade, na opinião do entomologista.

Joana - 6º B


MINEIROS ENCONTRAM UM FILÃO DE OURO
    No dia 13 de dezembro de 2013, no final da estação das chuvas, oito mineiros italianos encontraram um filão de ouro quando exploravam uma mina, nas margens do rio Mondego.
     De acordo com uma testemunha, os mineiros estavam a sair da mina quando lhes caiu em cima da cabeça uma grande quantidade de ouro devido a um pequeno sismo ocorrido naquele preciso momento.

      O INEM registou as vítimas, com idades entre os 30 e os 36 anos, seguiram para o hospital com traumatismos cranianos. O ouro continuava no local, até à hora do fecho deste  jornal.

Daniela Pereira - 6º A


O grande prémio

Ontem, junto à hora do jantar, numa cave de uma garagem em Viseu, decorreu a atribuição do prémio literário, pelo valor da sua obra, ao Presidente dos EUA.
         Este reconhecimento resulta de um magnífico trabalho que o presidente tem desenvolvido para ajudar a expandir a literatura americana pelo mundo fora.

O evento foi presenciado pelas mais altas figuras de vários países.



Vasco- 6º A

Obra digna de prémio

Oito mineiros italianos foram explorar uma cave de uma garagem em Viseu, onde encontraram rascunhos de um livro que estava inacabado. Um mineiro mais informado decidiu ficar com aquele livro.
Empenhado, deu continuidade à história, que acabou por ser um êxito e ter um grande sucesso de vendas. Por esse motivo, recebeu um prémio literário durante a realização de um jantar, organizado por personalidades portuguesas.
De acordo com informações recolhidas na internet, foi uma das obras mais importantes e premiadas deste ano. 







Sem comentários: