Não sei se ainda se lembram... mas o texto que escrevemos para o projeto AJUDARIS foi selecionado! Assim, este texto integrará o livro que vai ser vendido para ajudar crianças e jovens mais desfavorecidos!
Muitos parabéns!!
Oceano Atlântico, 5 de junho de 2019
Caros Humanos,
Sou um golfinho português e, neste dia mundial do ambiente venho, em nome de todos os animais marinhos, manifestar o nosso desagrado pela forma como os humanos, sem qualquer cerimónia e educação, insistem em sujar a nossa casa. São frequentes os derrames de petróleo nas águas dos oceanos e dos rios e é imperdoável que nada tenham feito, até ao momento, para que se evitem estas catástrofes. As praias e as areias douradas perdem a sua beleza e os animais marinhos e as aves agonizam de dor. Os nossos familiares da Antártida desesperam com o degelo e a falta de alimentos.
Todos os dias, milhões de toneladas de plásticos e de lixo inundam os oceanos, que estão a deixar os meus amigos deformados, intoxicados e muito doentes. A vida nos oceanos tornou-se insuportável! Vivemos na escuridão, sem oxigénio e rodeados de lixo. Os recifes de coral estão a morrer com tantos maus-tratos e algumas espécies começam a escassear, devido à pesca desenfreada e irresponsável.
Estamos cansados de ser o “esgoto” da Humanidade! Ao destruírem o nosso habitat estão a pôr a causa a vossa própria sobrevivência e a acabar com a vida no planeta Terra. Que herança deixais aos vossos filhos? Que planeta vão encontrar os mais novos? Que vida os espera?
O vosso egoísmo e ganância estão a destruir o planeta que é de todos. É urgente que o Homem pare de poluir e de contribuir para o aquecimento global, que nos está a destruir aos poucos.
Por todos estes motivos, apelamos à vossa mudança de hábitos e de atitudes, para bem de todos nós!
Cumprimentos oceânicos,
Golfinho Amargurado
Turma 5º F - AEIDH 2019