domingo, 22 de outubro de 2017

Dia Mundial da Alimentação

A propósito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação o António e a Maria João convidaram a turma a visitar a SALA ENA, para um "miminho" elaborado pelos alunos que frequentam esta sala.

Na próxima aula de Formação Cívica, vamos todos à SALA ENA provar os docinhos feitos pelos nossos colegas!


domingo, 15 de outubro de 2017

Viagens na Minha Terra

Vamos hoje iniciar a atividade "Viagens na minha terra".
Os alunos vão elaborar, ao longo do 1º período, uma espécie de roteiro de viagens por terras de Portugal.

Todas as semanas será sorteada uma localidade e os alunos têm de investigar e escrever sobre essa terra.
No final da atividade os alunos terão um roteiro escrito de todos os lugares "investigados".

Vamos ver como funciona... vamos usar o "wheel decide" para nos ajudar :) A terra que for sorteada é a terra que iremos "visitar".

Bom trabalho para todos. Não se esqueçam que este trabalho será o 3º elemento de avaliação formal para o 1º período. Boa viagem....



sábado, 14 de outubro de 2017

Delegado e Subdelegado

Muitos parabéns ao delegado - Tomás Saraiva - e subdelegado - Josué Esteves.

Esperamos que a vossa eleição contribua para que a turma tenha um comportamento exemplar e que os resultados académicos sejam bons.

Acima de tudo, espera-se que com o vosso exemplo haja bom ambiente na turma, espírito de camaradagem, respeito e entreajuda!

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

ROTEIROS

Quando se fala em roteiros vem-nos sempre à memória os dias de férias ... os planos que fazemos, os sítios que queremos visitar e as atrações turísticas que não podemos perder!

Mas um roteiro não é apenas isso...
É um tipo de texto que pode ter vários objetivos e formas. Um roteiro pode ser:
  • uma descrição pormenorizada de uma viagem;
  • a indicação e a localização de pontos de interesse turístico de uma localidade, de uma região ou de um país;
  • uma síntese de pontos importantes a serem abordados numa apresentação.

Exemplos de roteiros (usando o Google Maps)

. Visita a Vienna


. Visita a Praga



. Roteiro de um percurso pedestre





. Roteiro de momentos históricos - aplicação Litescape

Litescape.pt (vários autores)

Desenvolvida através de uma parceria entre o IELT-FCSH e o IHC-FCSH com o NOVA LINCS e o DI-FCT/UNL, esta aplicação utiliza o repositório de excertos literários compilados e classificados na base de dados do projeto LITESCAPE.PT - Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental, e constitui uma ferramenta de visualização com grande potencial pedagógico, de investigação, de apoio à decisão e como suporte de projetos de lazer e turismo. Os utilizadores pesquisam geografias literárias através dos nomes de autores, de obras e de temas.

Gostarias de participar?
Atreve-te a explorar o Google Maps e a fazer o roteiro da tua cidade natal ou de um local de que gostes muito. Fica o desafio... virtual.

Em papel, vais iniciar o projeto " Viagens na minha Terra" - aguarda pelas explicações na aula!



domingo, 1 de outubro de 2017

CONCURSO CONCELHIO DE LEITURA

Aproxima-se mais um Concurso Concelhio de Leitura!

Haverá provas para os alunos de todos os ciclos.

O concurso tem 2 fases e uma final.

Alunos do 6º ano

1ª fase | "A cerejeira da lua e outras histórias chinesas", de António Torrado. (para ler de 25 de setembro a 15 de dezembro)




 A Cerejeira da Lua e outras Histórias Chinesas reúne um total de 4 histórias, sendo uma delas inédita e tendo as restantes três sido já publicadas separadamente, em 1990, pelo Instituto Cultural de Macau. As ilustrações, realizadas propositadamente para esta edição, são de Alain Corbel, ilustrador francês residente em Portugal e galardoado com o Prémio Nacional de Ilustração relativo a 2002. (Wook)








2ª fase | "Uma aventura no Natal" , de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada (para ler nas férias do Natal - prova a realizar em janeiro)





A quinta onde o grupo passa férias de Natal fica no alto da Serra, num sítio muito isolado mas cheio de encantos e famoso devido às lendas relacionadas com tesouros escondidos.

Logo no primeiro dia, quando saltam animadamente em cima de colchões velhos que alguém guardou no celeiro, encontram um papel com sinais esquisitos. Pensando tratar-se de um mapa de tesouro resolveram seguir as pistas. Isso obriga-os a decifrar outros enigmas, a fazer perigosas escaladas e a vasculhar nas ruínas de uma aldeia abandonada. E a enfrentar chuva, vento, caminhos de lama, trovoadas súbitas, uma misteriosa cobra em pedra. Mas pior que tudo é a quadrilha que os persegue, disposta a cometer qualquer crime para lhes roubar o mapa do tesouro.
(Wook)