domingo, 30 de setembro de 2018

PASSAPORTE DO LEITOR


Hoje vamos dar início ao passatempo: "Passaporte do Leitor" - é uma atividade que vamos desenvolver ao longo do ano, cujo objetivo é melhorar os nossos hábitos de leitura.





1. O Passaporte do Leitor funciona como um guia de leitura, com o qual deverás procurar ler os livros aconselhados pelo Plano Nacional de Leitura para o 5º ano. Cada livro é uma “viagem”, um “país” visitado!


2. Por cada livro lido tens direito a receber um carimbo, sempre que entregares uma ficha de leitura que comprove que realizaste a sua leitura.


3. Deves procurar variar o tipo de livros e ler diferentes autores.


4. Preocupa-te com a qualidade das tuas leituras e não apenas com a quantidade de livros lidos.


5. No final de cada período haverá um prémio para o leitor que se destacar com mais obras lidas (e com mais fichas de leitura). Caso haja empate, será realizado um sorteio para apurar o vencedor.

Participa e boas leituras!!


segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Expressão Oral




A forma como te expressas e comunicas os teus pensamentos oralmente é muito importante!!
Não basta pronunciar bem as palavras! Precisas de ter em atenção alguns aspetos que te ajudarão a ser um bom comunicador.

Cada aluno terá entre 3 a 4 minutos para falar de um tema que lhe interesse.
Deves organizar a informação numa apresentação Powerpoint, ou outro formato digital  e enviar para o email da professora.

No 1º Período vamos contar "HISTÓRIAS AO DESAFIO..."





Baseado no PowerPoint da Prof. Paula Almeida

Mais tarde iremos experimentar outra forma de fazer apresentações orais:
Exemplos de possíveis temas:

  • animais, fenómenos da natureza ...
  • factos da história nacional ou internacional
  • universo: planetas, constelações, oceanos...
  • desporto, jogos ...
  • biografias de pessoas célebres : da história, da ciência, da literatura, do cinema, do teatro ...
  • cidades, monumentos, invenções, tecnologia ...
  • deuses da mitologia grega ou romana, heróis ...
  • apresentação de livros
  • (...) entre muitas outras opções

O que a professora vai avaliar:
  • comunicação e conteúdo 
  • estruturas gramaticais 
  • vocabulário 
  • fluidez 
  • pronúncia/entoação 
  • Atitude/expressão corporal 

Bom trabalho e boas pesquisas!

A importância de um caderno bem organizado

Ter um caderno organizado é meio caminho andado para o sucesso!!
Leiam estas "dicas" e experimentem pô-las em prática ... :)


Autoras : Ana Soares e Marta Branco - Texto



(PowerPoint da autoria da Prof.ª Paula Almeida)


quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Compreendo bem o que ouço?

Hoje ouvimos a canção "Linhas Tortas" do rapper brasileiro: Gabriel, o Pensador.

No final testámos o que ouvimos!!





Alguns às vezes me tiram o sono, mas não me tiram o sonho
Por isso eu amo e declamo, por isso eu canto e componho
(…)

Tudo começou na aula de português
Eu tinha uns cinco anos, ou talvez uns seis
Comecei a escrever, aprendi a ortografia
Depois as redações, para a nossa alegria
Professora dava tema livre, eu demorava
Pra escolher um tema, mas depois eu viajava
E nessas viagens, os personagens surgiam
Pensavam, sentiam, choravam, sorriam

(…)

Depois, já aos quinze, mas com muita timidez
Fiquei muito sem graça com o que a professora fez
Ela pegou meu texto e leu pra turma inteira ouvir
Até fiquei feliz mas com vontade de fugir
Então eu descobri que já nasci com esse problema
Eu gosto de escrever, eu gosto de escrever, crer, ver
Ver, crer, eu gosto de escrever e escrevo até poema

(…)

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

COMO TE CHAMAS?

Pois é ... nestes primeiros dias, numa escola nova e com pessoas novas e desconhecidas, esta deve ser a pergunta que mais vezes nos fazem :

 Como te chamas??


Eu chamo-me ... PAULA e sou a vossa professora de Português. Como sou muito brincalhona vou-me apresentar através de um jogo que uma amiga me ensinou. Vou falar de mim usando palavras com a 1ª letra do meu nome. Ou seja ... o P. :)


Queres ver como é fácil??

Chamo-me Paula, sou Pequena, um Pouco Preguiçosa e não sou Perfeita :)
Não gosto de Puré, de Peras, de Pepinos nem de Pato. Adoro ver Paisagens e Pinturas e gostava de ser uma Princesa Perfumada e muito bem Penteada num Palácio Prateado!!
Quando vou ao Zoo gosto de ver Panteras, Pinguins e Pelicanos.
Mas não simpatizo muito com Piolhos, Pulgas e animais Pequenos.
Quem me conhece bem diz que sou Pouco Paciente .
Mas uma coisa garanto ... sou PACÍFICA, pois gosto de Paz!

Viste? Até que nem custa muito...

Um aluno meu também quis experimentar. Vê como ele fez.


Eu sou o Frederico Figueiredo. Sou Feliz. Sou Fixe e Fiel com os amigos. Gosto de Festas e de Foguetes. Já fui a França, mas não sei Falar Francês. Gosto de Futsal e jogo Fabulosamente !! Gosto de Fantoches e de Feiras.



Hummmmm ... já sei ... também queres experimentar!


Agora é a tua vez . Fala de ti e depois mostras aqui o que escreveste.


Está Bem??  Combinado :)


Escreve neste mural o teu texto e partilha-o com os teus colegas.


Feito com Padlet

Quem é a nossa professora de Português?

Para me conheceres um pouco melhor, tens de adivinhar o que significam, para mim, estas imagens... Tens de fazer as perguntas certas ... :)




Conseguiste descobrir o que significam? Então já me conheces um pouquinho melhor...
Tenta escrever um pequeno texto em que fales de mim... sem esquecer nenhum pormenor!!



BOAS VINDAS

 Olá alunos do 5º F


imagem retirada de http://www.fundacaojoaogoncalves.pt/wp/archives/7404



Este blogue foi criado há já algum tempo e por aqui tenho publicado trabalhos de muitos dos meus alunos. Muitos deles já são... adultos!
Neste espaço podes ver os teus trabalhos partilhados COM TODO O MUNDO e acreditar que tudo o que fazes tem muito valor!

Basta que te esforces e nunca desistas de fazer o teu melhor!!

Bom ano letivo e boas leituras!!

Por falar em leituras ... AQUI podes ver alguns dos livros recomendados para os alunos do 5º ano!

Livros que vamos ler na sala de aula 
(clica no nome para leres um resumo da obra)


| A Fada Oriana 
                           
A vida mágica da sementinha

| O Príncipe Nabo


"Sós vamos mais rápido, mas JUNTOS vamos mais longe"

segunda-feira, 11 de junho de 2018

Trabalhos de investigação

Publicamos os trabalhos de investigação realizados pelos alunos com recurso ao Smore. 

. Bárbara






. Gonçalo




. Bernardo




. Érica






. Luís Rodrigo






. Rúben




. Marta





. Alexandre





. Hugo



. Diogo



. Tomás




. Beatriz



. João Paulo




. Sara




. Margarida



. Pablo



. Inês



. Tiago Bento



. Josué




quarta-feira, 23 de maio de 2018

A Propósito de Piratas...


Observem este trailer do Pirata das Caraíbas



O que é para ti um pirata? E a pirataria?
Que outros significados pode esta palavra assumir?

Consulta, no teu telemóvel, o dicionário online PRIBERAM e aprende os significados para esta palavra.

Discutam na aula o que aprenderam e partilhem as vossas opiniões.

E tu? Já fizeste alguma "pirataria" ? :)

quarta-feira, 16 de maio de 2018

AS NAUS DE VERDE PINHO | Manuel Alegre

Olimpíadas da Cultura Clássica



Alguns alunos do 6º E participaram no Concurso "OLIMPÍADAS DA CULTURA CLÁSSICA".
No desafio escrito os alunos Hugo Cabral, Tiago Bento e Tomás Saraiva obtiveram os melhores resultados do escalão A.

Os seus textos foram enviados para a RBE (rede de Bibliotecas Escolares).

Parabéns!!

É sempre importante participar, fazer parte do que acontece!!


quinta-feira, 10 de maio de 2018

Resultados da 2ª eliminatória do concurso ORTOGRAFÍADAS


Já são conhecidos os resultados da 2ª fase do concurso "ORTOGRAFÍADAS", do 6º E.



Para consultares as soluções da 2ª prova, clica na imagem e confere as tuas respostas.
Nesta fase do concurso era necessário ter, no mínimo, 80% para se apurar.

Parabéns aos que passaram à FINAL, que terá lugar no próximo dia 4 de junho, na aula de Português.

quarta-feira, 9 de maio de 2018

João Pedro Mésseder visita, amanhã, a nossa escola!

Para homenagear a sua presença, preparámos estes simples Haicais!





As Naus de Verde Pinho


Nunca a história da viagem de Bartolomeu Dias foi tão fácil de aprender. 

Num estilo muito próprio, Manuel Alegre conta aos mais novos, em verso, esta magnífica aventura empreendida por um extraordinário Capitão que levou no coração o país a navegar. Muitos perigos enfrentou e muitas batalhas travou e venceu para que o nome de Portugal nunca mais fosse esquecido.




Quem foi o Rei D. Dinis?






Símbolos do nosso país referidos na obra


A Bandeira Nacional


O significado dos elementos




Poema de Fernando Pessoa




Flor de verde pinho - poema de Manuel Alegre cantado por Carlos do Carmo





"Abre os teus sonhos ao vento
Porque é tempo de partir"


Pedra Filosofal

Eles não sabem que o sonho
é uma constante da vida
tão concreta e definida
como outra coisa qualquer,
como esta pedra cinzenta
em que me sento e descanso,
como este ribeiro manso
em serenos sobressaltos,
como estes pinheiros altos
que em verde e oiro se agitam,
como estas aves que gritam
em bebedeiras de azul.

eles não sabem que o sonho
é vinho, é espuma, é fermento,
bichinho álacre e sedento,
de focinho pontiagudo,
que fossa através de tudo
num perpétuo movimento.

Eles não sabem que o sonho
é tela, é cor, é pincel,
base, fuste, capitel,
arco em ogiva, vitral,
pináculo de catedral,
contraponto, sinfonia,
máscara grega, magia,
que é retorta de alquimista,
mapa do mundo distante,
rosa-dos-ventos, Infante,
caravela quinhentista,
que é cabo da Boa Esperança,
ouro, canela, marfim,
florete de espadachim,
bastidor, passo de dança,
Colombina e Arlequim,
passarola voadora,
para-raios, locomotiva,
barco de proa festiva,
alto-forno, geradora,
cisão do átomo, radar,
ultrassom, televisão,
desembarque em foguetão
na superfície lunar.

Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida,
que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida


entre as mãos de uma criança.
                               
                                                         António Gedeão




quarta-feira, 2 de maio de 2018

A Bela Infanta

 A Bela Infanta é também um poema narrativo que descreve as aventuras e desventuras de um capitão.

Ouve a versão musicada deste poema.



sábado, 28 de abril de 2018

A NAU CATRINETA - versão de Almeida Garrett


A Nau Catrineta é um poema narrativo de tradição oral. 
Almeida Garret foi um dos escritores que a escreveu, havendo muitas outras versões da aventura destes marinheiros portugueses...



Este poema narra a aventura de uns marinheiros que ficaram sem comida na nau em que regressavam a Portugal.


As NAUS eram barcos utilizados para transportar mercadorias. Eram construídas nas margens do rio Tejo, na Ribeira das Naus, junto ao Palácio Real, onde mestres carpinteiros as executavam sem a ajuda de planos ou de desenhos técnicos, supondo-se para que não fosse revelado o segredo da sua construção...

Algumas imagens de naus



Clica na imagem para assistires a uma visita virtual ao interior de uma réplica de uma nau quinhentista, usada durante a expansão marítima portuguesa.

Podes conhecer mais pormenores sobre as naus portuguesas assistindo a este vídeo.

Abre o teu livro e acompanha a narrativa  da Nau Catrineta, na voz de Fausto.



Estas narrativas de tradição oral tinham várias versões, pois... " Quem conta um conto acrescenta-lhe um ponto!

Lê  e ouve esta versão de Rui Veloso e Carlos Tê

Lá vai a nau catrineta que tem tudo por contar
Ouvi só mais uma história que vos vai fazer pasmar
Eram mil e doze a bordo nas contas do escrivão
Sem contar os galináceos sete patos e um cão

Era lista mui sortida de fidalgos passageiros
Desde mulheres de má vida a padres e mesteireiros
Iam todos tão airosos com seus farneis e merendas
Mais parecia um piquenique do que a carreira das indias

Ao passarem cabo verde o mar deu em encrespar
Logo viram ao que vinham quando a nau deu em bailar
Veio a cresta do equador e o cabo da boa esperança
Onde o velho adamastor subiu o ritmo da dança

Foi tamanha a danação foi puxado o bailarico
Quem sanfonava a canção era a mão do mafarrico
Tinha morrido o piloto e em febre o capitão ardia
Encantada pela corrente para sul a nau se perdia

Subia a conta dos dias ficavam podres os dentes
Eram tantas as sangrias morriam da cura os doentes
E o cheiro era tão mau e a fé tão vacilante
Parecia que a pobre nau era o inferno de dante

Com o leme sem governo e a derrota já perdida
Fizeram auto de fé com as mulheres de má vida
E foram tirando à sorte quem havia de morrer
Para que o vizinho do lado tivesse o que comer

No céu três meninas loiras cantavam um cantochão
Todas vestidas de tule para levar o capitão
No meio do seu delírio mostrou a raça de bravo
Teve ainda força na língua para as mandar ao diabo

Neste martírio sem fim ficou o lenho a boiar
Até que um vento gelado a terra firme o fez varar
Que diria o escrivão se pudesse escrevinhar
Eram mil e doze a bordo e doze haviam de chegar

Ao grande país do gelo com mil cristais a brilhar
Onde a paz era tão branca só se quiseram deitar
Naqueles lençois de linho a plumas acolchoados
E lá dormiram para sempre como meninos cansados





Almeida Garrett  - breve biografia

(http://pt.slideshare.net/HMECOUT/almeida-garrett-biografia)
João Baptista da Silva Leitão, mais tarde Almeida Garrett, nasceu no Porto em 1799, numa casa da velha zona ribeirinha do Porto, e morreu em 1854, na capital. Filho de um funcionário da alfândega da cidade e de uma portuense, o pequeno João cresce no seio de uma família burguesa com tradição comercial e proprietária […]



quinta-feira, 26 de abril de 2018

Escrever à maneira de ...

Temos andado a ler poesia de diferentes autores de expressão portuguesa.
Hoje vamos recriar alguns dos seus poemas.

Lê-os com atenção e depois segue o esquema para criares novos poemas.

                                 
                                      ATLÂNTICO
Mar
Metade da minha alma é feita de maresia.
                                                [Sophia de Mello Breyner]



AQUELA NUVEM 

– É tão bom ser nuvem,
ter um corpo leve,
e passar, passar.

– Leva-me contigo.
Quero ver Granada.
Quero ver o mar.

– Granada é longe,
o mar é distante,
não podes voar.

– Para que te serve
ser nuvem, se não
me podes levar?

– Serve para te ver.
E passar, passar.
[Eugénio de Andrade]




Andanças do poeta

Pelo céu cor de violeta,

que lindo,
que lindo vai o poeta.
Pôs uma camisa branca
e sapatos amarelos
as calças agarradinhas
são da feira de Barcelos.
Pelo céu vai o poeta.
Sobe, sobe de bicicleta.

[Eugénio de Andrade]

sábado, 21 de abril de 2018

ORTOGRAFÍADAS - Resultados da 1ª fase


Já são conhecidos os resultados da 1ª fase do concurso "ORTOGRAFÍADAS", do 6º E.
Todos os alunos da turma que frequentam a aula de Português (24 alunos) realizaram a prova. Destes, 16 alunos pretendem entrar na competição e chegar até à final. 8 alunos não quiseram aderir à iniciativa, realizando apenas a prova.


Para consultares as soluções da 1ª prova, clica na imagem e confere as tuas respostas.

Dos 16 a concurso apenas 3 não se apuraram para a 2ª fase. Era necessário ter, no mínimo, 70% para se apurar.

Parabéns aos que passaram à 2ª fase, que terá lugar no próximo dia 7 de maio, na aula de Português.

HAICAIS - sabes o que são??

HAICAIS - é um "tipo" de poesia criada  no Japão.

Em poucas palavras, combinadas de maneira sábia, conseguir transmitir uma imagem do mundo, uma sensação, um estado de espírito. Costumam referir-se a uma estação do ano ou a elementos da natureza.

Geralmente são escritos no presente do indicativo e, em apenas 3 versos, descrevem algo que está a ser visto, escutado...

I
Outono,
empoleirado num ramo seco
um corvo.
[Matsuo Bashô]

II
Ouvem-se insetos
e as vozes humanas
com ouvidos diferentes.
[Matsuo Bashô]

III
A neve não canta
Cantam, sim, os olhos
quando nela pousam.
[Wafû]

IV
O sol nas gotas de orvalho.
Depressa,
colher os diamantes.
[João Pedro Mésseder]

Querem experimentar??!!


Feito com Padlet