domingo, 15 de abril de 2018

soluções das OLIMPÍADAS DA GRAMÁTICA

Depois da atividade realizada na aula anterior, podes agora conferir as soluções.
Parabéns a todos, mas alguns grupos precisam de "exercitar" mais a gramática, pois ainda não está em forma...

A prova valia, no total, 84%.

Clica para abrir as soluções


Informo que a gramática que vai ser avaliada no teste, estará baseada nesta tipologia de exercícios. 

TABELA CLASSIFICATIVA


ALUNOS
PONTUAÇÃO
AS WINDOH
74%
OS MODIFICADORES
74%
OS BUSKY CHEATERS
70%
AS WINX
66%
OS AGENTES DA PASSIVA
66%
ADIDAS
63%
OS BOTES
40%




sexta-feira, 13 de abril de 2018

OLIMPÍADAS DA GRAMÁTICA

Com os teus colegas de grupo vais responder a uma série de questões sobre gramática.
As perguntas referem-se aos conteúdos que temos andado a trabalhar, nomeadamente à classe e subclasses dos verbos e às funções sintáticas.

Façam o vosso melhor!!
Cliquem na imagem para abrir o enunciado com as questões!
Respondam a folha de respostas.

(adaptado do Livro Aberto 6º,  da Porto Editora) 

sábado, 7 de abril de 2018

Novidades para o 3º Período

Período novo.... desafios novos!
Aproxima-se o final do 2º ciclo e nada melhor do que celebrar a sua passagem com atividades diferentes...


Novidades

#1-Os alunos vão escrever uma espécie de ebook com as suas pequenas histórias, baseadas em imagens/frases/ideias e com o máximo de 77 palavras
: "As Histórias do 6º E" (utilização do recurso CANVA)

#2-Realização de um trabalho de pesquisa sobre um tema à escolha dos alunos (entrega dia 1 de junho - utilização do SMORE)

#3-Ortografíadas: concurso de ortografia (eliminatórias - 1ª dia 16 de abril, 2ª dia 7 de maio e a final dia 4 de junho)

#4 - Concurso de equipas "Todos ao desafio... desafia-te!"
Os alunos irão organizar-se em equipas e responder a desafios. Cada equipa terá um cartão onde vai acumular pontos, por cada atividade bem sucedida. Para promover a entreajuda, um elemento de cada grupo irá participar nas atividades dos grupos adversários. Ganha a equipa com mais "desafios superados" (desafios gramaticais, compreensão oral, compreensão escrita...)


Atividades de continuidade

#1 - Provérbio diário, na abertura da lição
#2 - Apresentações orais - desta vez com tema livre

Podem apresentar/ falar:
  • de uma cidade europeia
  • de um monumento português
  • da origem de um fruto
  • de um animal em vias de extinção
  • de uma figura histórica
  • de uma invenção
  • de um desporto
  • de uma maravilha da natureza
  • de uma planta
  • de um fenómeno natural
  • da biografia de um cientista...
  • de um herói da banda desenhada
  • de um deus grego/romano
  • de um filme/livro/jogo...
  • de uma arte tradicional
  • de um Prémio Nobel
  • de um cantor famoso
(...)

TEXTO AJUDARIS

Mais uma vez participámos na iniciativa da AJUDARIS e escrevemos uma história para o livro solidário, cujas vendas reverterão para famílias carenciadas.
Este ano o tema é A Natureza.

Resolvemos escrever sobre uma situação que afetou a nossa cidade e as aldeias limítrofes: a falta de água!

Esperamos que gostem!

Autores| 6º E - 2017 2018 by anacarlao


Cliquem nas setas para mudar de página

domingo, 11 de março de 2018

A propósito de ....

No texto "A Rasoira de Xainaz", que podes ler na pág. 143 do teu manual (Palavra Puxa Palavra - ASA) surge o termo RASOIRA (ou rasoura), como sendo uma medida de capacidade utilizada pelos nossos antepassados para medirem os cereais.

Proponho que faças uma pequena pesquisa, com a ajuda dos teus avós e familiares, de maneira a descobrires os nomes de algumas medidas de capacidade : para medir sólidos e líquidos.
Descobre o nome e o seu correspondente em litros e em quilogramas. 

Nem sempre foi fácil pesar ou medir ...
  • Palavras-chave: 

  1. alqueire, rasoira/rasoura, quarta, arroba, quarteirão, grosa... (sólidos)
  2.  almude, canada, quartilho, Cântaro... (líquidos)

                                           

Alguns exemplos:

   





Algumas imagens consultadas em :

https://www.olx.pt/lazer/coleccoes-antiguidades/q-almude/
http://mariam-sentidos.blogspot.pt/2015/10/quartas-teigas-e-alqueires-graos.html
http://www.geira.pt/Massento/Coleccoes/pesos_img.html
http://geramat.blogs.sapo.pt/15759.html
http://slideplayer.com.br/slide/1813337/

entre outros sites disponíveis no google

domingo, 4 de março de 2018

Ali Babá e os Quarenta Ladrões


Este conto foi retirado da obra "As mil e uma noites", uma coleção de histórias e contos populares originários do Médio Oriente e do Sul da Ásia. Estes contos pertencem à literatura de tradição oral.


Os contos estão organizados como uma série de histórias em cadeia narrados por Xerazade , esposa do rei Xariar. Este rei, louco por haver sido traído por sua primeira esposa, desposa uma noiva diferente todas as noites, mandando matá-las na manhã seguinte. Xerazade consegue escapar a esse destino contando histórias maravilhosas sobre diversos temas que captam a curiosidade do rei. Ao amanhecer, Xerazade interrompe cada conto para continuá-lo na noite seguinte, o que a mantém viva ao longo de várias noites - as mil e uma do título - ao fim das quais o rei já se arrependeu de seu comportamento e desistiu de executá-la. 



retirado de http://sotaodaines  Clica na imagem para leres o conto





domingo, 25 de fevereiro de 2018

Pedro Alecrim - Compreensão da Leitura

Depois de lida a obra serás capaz de te recordar de alguns detalhes?

Responde a este questionário.


quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Texto de opinião : Uso do computador/telemóvel

Lê os seguintes textos que irão ajudar-te a formar uma opinião sobre o uso do computador / telemóvel, por parte dos jovens.

Hoje em dia fala-se muito da dependência que muitas crianças/jovens têm relativamente ao uso do telemóvel/computador.

Vais escrever um texto de opinião em que apresentes as vantagens e desvantagens do seu uso.

  • Apresenta 2 argumentos contra o uso excessivo do telemóvel/computador, no dia a dia dos jovens
  • Apresenta 2 argumentos que mostrem a sua utilidade


#Texto 1 
























#Texto 2



(Ana Saldanha, Uma questão de cor - Caminho , Lisboa 2002)


#Texto 3


#Texto 4 



Como deves organizar o teu texto



sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Os nossos comentários na WOOK

Alguns dos nossos comentários já foram publicados na página da WOOK. Leiam...




domingo, 21 de janeiro de 2018

Mapa da Lusofonia - 6º E

É com muita alegria que partilho a 1ª participação dos meus alunos no Mapa da Lusofonia - iniciativa da Prof. Teresa Pombo!

Bernardo Oliveira - 6º E -  lê : "AS AMORAS", de Sophia de Mello Breyner Andresen.


AS AMORAS

O meu país sabe as amoras bravas
no verão.
Ninguém ignora que não é grande,
nem inteligente, nem elegante o meu país,
mas tem esta voz doce
de quem acorda cedo para cantar nas silvas.
Raramente falei do meu país, talvez
nem goste dele, mas quando um amigo
me traz amoras bravas
os seus muros parecem-me brancos,
reparo que também no meu país o céu é azul.



Clicar para ouvir


Comentário da Prof. Teresa Pombo





Hugo Cabral lê : "Mãe Negra", de Marcelino dos Santos (Moçambique)

Mãe negra
Embala o seu filho
E esquece
Que o milho já a terra secou
Que o amendoim ontem acabou.
Ela sonha mundos maravilhosos
Onde o seu filho irá à escola
À escola onde estudam os homens 
Mãe negra
Embala o seu filho
E esquece
Os seus irmãos construindo vilas e cidades
Cimentando-as com o seu sangue
Ela sonha mundos maravilhosos
Onde o seu filho correria na estrada
Na estrada onde passam os homens 
Mãe negra
Embala o seu filho
E escutando
A voz que vem do longe
Trazida pelos ventos 
Ela sonha mundos maravilhosos
Mundos maravilhosos
Onde o seu filho poderá viver. 




Bárbara Costa

Balada da Neve - Augusto Gil


Batem leve, levemente,
como quem chama por mim.
Será chuva? Será gente?
Gente não é, certamente
e a chuva não bate assim.

É talvez a ventania:
mas há pouco, há poucochinho,
nem uma agulha bulia
na quieta melancolia
dos pinheiros do caminho…

Quem bate, assim, levemente,
com tão estranha leveza,
que mal se ouve, mal se sente?
Não é chuva, nem é gente,
nem é vento com certeza.

Fui ver. A neve caía
do azul cinzento do céu,
branca e leve, branca e fria…
. Há quanto tempo a não via!

E que saudades, Deus meu!
Olho-a através da vidraça.
Pôs tudo da cor do linho.
Passa gente e, quando passa,
os passos imprime e traça
na brancura do caminho…

Fico olhando esses sinais
da pobre gente que avança,
e noto, por entre os mais,
os traços miniaturais
duns pezitos de criança…

E descalcinhos, doridos…
a neve deixa inda vê-los,
primeiro, bem definidos,
depois, em sulcos compridos,
porque não podia erguê-los!…

Que quem já é pecador
sofra tormentos, enfim!
Mas as crianças, Senhor,
porque lhes dais tanta dor?!…
Porque padecem assim?!…

E uma infinita tristeza,
uma funda turbação
entra em mim, fica em mim presa.
Cai neve na Natureza
e cai no meu coração.










sábado, 20 de janeiro de 2018

Passatempo " O rapaz Milionário" - da Porto Editora

Os alunos do 6º E participaram no Passatempo promovido pela Porto Editora sobre o livro "O Rapaz Milionário" de David Walliams.

O vencedor do passatempo foi o Tiago Bento, que obteve a melhor pontuação.

Seguiram-se os alunos Hugo Cabral, Pablo Simões e Sara Maia.


Parabéns a todos!



domingo, 14 de janeiro de 2018

Prémio de Valor


É com muito orgulho que comunicamos que o aluno Alexandre Dias, nº 2 do 6º E foi reconhecido com o Prémio de Valor na área do Desporto. 
A sua prestação durante as atividades do Desporto Escolar no ano letivo 2016-2017 valeu-lhe esta distinção.

Parabéns, Alexandre!

sábado, 13 de janeiro de 2018

A nossa opinião sobre ULISSES

Os alunos escreveram um pequeno parágrafo sobre a obra Ulisses. 
Estes pequenos textos de opinião foram enviados para a WOOK, para serem publicados nos "comentários dos leitores".

Bárbara
Na minha opinião o livro Ulisses foi tão divertido que me prendeu até à última página.
Adorei a parte em que ele lutou contra os pretendentes de Penélope, foi muito corajoso e romântico.
O livro também tem muita informação importante, como a lenda do Cavalo de Troia, que eu não conhecia.
Eu recomendo a leitura deste livro aos meus amigos, pois tem muitas aventuras divertidas, momentos de suspense e, ao mesmo tempo, aprendemos muitas coisas novas.

Tomás
Eu achei a obra "Ulisses" maravilhosa e com uma filosofia muito interessante. Adorei este livro pelo facto de ser uma adaptação do livro "Odisseia", para pessoas mais novas como eu.
É um livro baseado no "imaginário" e com muitas aventuras, achei incrível o facto de tudo isto vir depois do acontecimento do Cavalo de Troia (guerra entre os Troianos e os Gregos).

Mas para descobrirem mais, leiam o livro!!!

Érica
Achei o livro interessante embora tenha algumas partes que não entendi. 
O episódio que mais gostei foi na terra da Ciclopia quando Ulisses disse que se chamava “Ninguém”. Gostei muito!!!

Recomendo este livro para todas as idades. Espero que gostem do livro!!!!! 

Sara
"Ulisses" é uma história muito bela, engraçada e divertida. Relata as aventuras de um homem corajoso, bondoso e manhoso que encara o desconhecido e o medo da morte. Um livro adaptado para todas as idades e que nos ajuda no nosso dia-a-dia. Eu li e gostei! Aconselho-vos e desafio-vos a não perder mais tempo, leiam "Ulisses", uma obra escrita por Maria Alberta Menéres.


Tiago São Bento
Eu achei este livro bastante interessante e adequado a todas as idades, pois é engraçado e explica algumas coisas. Este livro fala de um povo com tradições e costumes diferentes dos nossos.
Recomendo bastante este livro!! 

Gonçalo
Eu gostei muito do livro Ulisses, porque fala-nos de um rei que teve de passar por muitas aventuras para chegar a casa. Durante essas aventuras, teve de passar por muitos desafios em várias ilhas.
Uma das aventuras que eu mais gostei, foi numa das ilhas da Ciclópia, pois Ulisses enganou um ciclope dizendo que se chamava Ninguém. Por isso recomendo todas as pessoas a ler este livro.  

Alexandre
Ulisses, livro encorajador e inspirado, porque Ulisses mostra que não se deve desistir das aventuras.

Hugo

Eu recomendo o livro Ulisses pois é uma ótima versão da história de Homero, escrita por Maria Alberta Menéres. Ao lerem este livro podem contar com diversas cenas, cómicas,de suspense, ação, romance muito interessantes e muito bem escritas.
Leiam e não se vão arrepender, vale a pena.

Inês Fernandes 

Na minha opinião, esta obra foi das melhores que li, pois ensina-nos que nunca devemos desistir de acreditar em algo, tal como a Penélope fez.
Esta obra também nos ajuda a saber como devemos lidar com os nossos problemas pessoais do nosso dia a dia.
Aconselho que toda a gente o leia, pois é um livro bastante emocionante e interessante. É um livro  bastante apropriado para o público que aprecia mais obras cheias de criatividade e imaginação.

Luís Rodrigo
Eu gostei do livro pois é muito interessante e divertido.
O meu episódio favorito foi a Ilha de Circe.
É um livro com muitas aventuras.
É um livro para todas as idades.

Afonso Vaz
Recomendo vivamente.
Eu gostei imenso deste livro porque relata uma historia divertida e engraçada,também acaba por ser um livro encorajador recomendável  para todas as  idades.

Pablo Simões
Eu gostei imenso do livro"Ulisses" pois conta a história de um guerreiro.Esta história tem partes de romance,aventura e ,suspense.

Aconselho este livro as pessoas que gostam deste tipo de livro.

Bernardo

Na minha opinião o livro Ulisses foi uma obra muito interessante e divertida porque as aventuras que a personagem principal enfrentava eram todas muito dinâmicas e com muita ação, destacando assim o capítulo da Ciclópia.

Trabalhos sobre o Ulisses

Trabalho do Tomás




Trabalho do Hugo ( precisa de corrigir algumas gralhas...)




Trabalho do Gonçalo



Trabalho do Diogo (corrigir algumas gralhas)



Trabalho do Tiago Bento



Trabalho da Marta e da Sara




terça-feira, 9 de janeiro de 2018

PEDDY - PAPER - ULISSES

   Terminada a leitura da obra "ULISSES", de Maria Alberta Menéres, os alunos do 6º ano irão participar num peddy-paper. Para descobrirem as perguntas, os alunos irão decifrar QRcodes com a ajuda dos seus smartphones ou dos tablets da biblioteca. Os QRcodes estarão espalhados em sítios estratégicos da escola.

Serão 15 perguntas sobre Ulisses, os seus companheiros e as suas aventuras.

Os alunos devem consultar o regulamento do concurso.


O formulário para responderem estará disponível em breve, no blogue de português.

domingo, 7 de janeiro de 2018

Diário de um estudante - nova proposta de expressão escrita

Os alunos do 6º E vão iniciar uma nova proposta de expressão escrita para o 2º período.
Vão redigir "O diário de um estudante", que pode ser baseado na sua experiência pessoal ou totalmente imaginado...

Algumas dicas para bem escrever ...







(Autora: Prof. Fátima Vasconcelos AE IBN Mucana)

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

A minha versão de Ulisses

Quem conta um conto ... acrescenta um ponto!

À semelhança de Maria Alberta Menéres, que escreveu a sua versão de Ulisses depois de ler o original de Homero é, agora, a vossa vez de reescreverem esta fantástica "epopeia".

Sintam-se à vontade para recriarem os episódios ou para acrescentarem aventuras que não foram narradas...

Para o efeito irão usar a ferramenta online POWTOON  e dar largas à imaginação!

Para aprenderes a trabalhar com a ferramenta vejam este tutorial e experimentem!





Também podes usar a ferramenta WIDEO





segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

OLIMPÍADAS DA CULTURA CLÁSSICA




Clica na imagem para consultares o regulamento


As Olimpíadas da Cultura Clássica são um concurso dirigido aos estudantes dos ensinos básico e secundário. Pretende-se estimular o conhecimento e a curiosidade com desafios que apelam à escrita, à expressão artística e ao domínio de ferramentas digitais.

Os alunos participarão nos 2 tipos de desafios propostos:

a) desafio artes/multimédia | cartaz, banda desenhada, fotografia, filme, blogue, app, música ... (individual ou em grupos, até 4 elementos)

b) desafio escrito | consistirá num conjunto de questões e/ou propostas de elaboração de textos (individual).

Data de entrega/conclusão dos trabalhos | 16 de abril











quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Concurso Concelhio de Leitura

É com muito agrado que comunico que a vossa colega  - Bárbara Costa, do 6º E, foi apurada para a 2ª fase do Concurso Concelhio de Leitura.

Ainda aproveito para referir que é a aluna da turma com mais carimbos no "Passaporte da Leitura" - atividade da biblioteca de turma.

Ler compensa... :)

Para se apurar para a fase concelhia, a Bárbara terá de ler o livro: "Uma aventura nas férias do Natal", de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.



Parabéns, Bárbara!