Criar histórias online

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Para refletirem ...

A LENDA DOS DOIS AMIGOS


   Diz uma linda lenda árabe que dois amigos viajavam pelo deserto e num determinado ponto da viagem discutiram. O amigo ofendido, sem nada dizer, escreveu na areia:
     “Hoje, o meu melhor amigo bateu-me no rosto.”
  Seguiram e chegaram a um oásis onde resolveram banhar-se. O que tinha sido esbofeteado começou a afogar-se, sendo salvo pelo amigo. Ao recuperar-se pegou num estilete e escreveu numa pedra:
    “Hoje, o meu melhor amigo salvou-me a vida.”
    Intrigado, o amigo perguntou:
    - Por que é que depois de te bater, escreveste na areia e agora que te salvei, escreveste na pedra?
      Sorrindo, o outro amigo respondeu:
    - Quando um grande amigo nos ofende, devemos escrever na areia onde o vento do esquecimento e do perdão se encarregam de apagar. Porém, quando nos faz algo grandioso, devemos gravar na pedra da memória e do coração; onde vento nenhum do mundo poderá apagar.

Que ensinamento retiras desta lenda? Acrescenta a tua opinião nos comentários.

15 comentários:

  1. Rafael.O que eu aprendi com esta lenda é que um verdadeiro melhor amigo pôr mais que discutimos ele não deixa de ser nosso amigo.

    ResponderEliminar
  2. Sara -A Lenda é muito bonita e deu-me uma grande moral , pois as coisas más esquecem-se , as coisas boas ficam para a vida.

    ResponderEliminar
  3. Esta lenda é muito importante para a nossa vida porque nos ensina uma lição: devemos sempre perdoar quem nos magoa porque um dia poderemos ser nós a magoar alguém e também gostariamos que nos perdoassem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá professora,este é o meu trabalho
      Carolina Melo

      Eliminar
  4. Gonçalo Quaresma - O ensinamento que retiro desta lenda é que podemos esquecer e perdoar as coisas más que nos acontecem e guardar na nossa memória e no coração as coisas boas.

    ResponderEliminar
  5. Francisco - 5F

    O ensinamento que retiro deste texto é quepor maior discussão que tenhamos com alguém devemos ajudar essa pessoa e refletir sobre esse acto!

    ResponderEliminar
  6. Mara
    Está lenda tem um ensinamento moral muito importante : entre amigos verdadeiros esquecem-se os maus momentos e os bons ficam na memória para sempre , pois esses são os únicos que importam .

    ResponderEliminar
  7. Duarte


    Podemos concluir que esta lenda é uma grande lição de vida, que os maus momentos são para esquecer, e os bons são para recordar e viver.

    ResponderEliminar
  8. João Martins
    Eu gostei muito desta lenda porque,o amigo que levou a chapada escreveu na areia para se esquecer pois não ficava uma boa memória e quando o amigo o salvou escreveu na pedra para recordar.

    ResponderEliminar
  9. Tomás Baptista
    Esta lenda ensina-nos que as coisas más são para esquecer mas as coisas boas são para ser lembradas na alma e no coração.

    ResponderEliminar
  10. Rodrigo Lopes

    Esta lenda ensina-nos que os verdadeiros amigos esquecem os maus momentos que passaram juntos, mas nunca se esquecem dos bons momentos que passaram os dois.

    ResponderEliminar

  11. Mica Lopes Nunes
    Esta lenda ensina-nos duas coisas:Devemos dar sempre mais uma oportunidade e perdoar quem nos fez mal.
    Devemos retirar ainda desta lenda que no nosso coração devem ficar apenas os sentimentos bons e as coisas boas.

    ResponderEliminar
  12. João Freitas - O que eu aprendi com esta lenda foi que devemos perdoar algumas atitudes menos boas dos nossos amigos e que devemos guardar no nosso coração as coisas boas que nos fazem.

    ResponderEliminar

  13. JOÃO DUARTE.Devemos perdoar os nossos amigos, quando nos magoam e valorizar e ser gratos quando nos ajudam nas dificuldades.

    ResponderEliminar
  14. Maria Eu gostei muito da atitude do menino que escreveu na areia e na pedra porque quando o menino lhe bateu ela escreveu na areia para o vento apagar tudo o que aconteceu porque foi um ato de maldade e depois quando o outro amigo o salvou ele escreveu na pedra para nunca se apagar nem se esquecer foi um ato de bondade !

    ResponderEliminar